quinta-feira, 5 de abril de 2012

Emagreça rápido, será?!

Basta abrir a internet e começar a navegar que rapidamente encontrará propagandas como; emagreça 5 quilos em 1 mês, dieta da sopa, da lua, da proteína... o que não falta é criatividade para os nomes, mas será que a ideia de "saúde" que estão vendendo por ai realmente esta correta?!

O foco deste tipo de anuncio é sempre o mesmo, praticidade, rapidez, facilidade. Algumas receitas podem até trazer "resultados" à curto prazo, mas e após seu uso? Como irá fazer para manter seu peso perdido, e evitar o tão conhecido "efeito sanfona"?

É grande o numero de pessoas que insistem em acreditar nestas promessas, pois resultados rápidos e sem sacrifícios são realmente mais convidativos do que mudanças no estilo de vida.

Mudanças no estilo de vida é o que temos a oferecer no nosso cotidiano, pratica regular de exercício físico parece claro, mas qual a QUANTIDADE realizar e em qual INTENSIDADE?



Algumas recomendações abaixo podem assustar os leitores, entretanto o que será mostrado nada mais é do que o pronunciamento mais recente escrito pelo Colégio Americano de Medicina Esportiva, que teve como proposito focar nas novas informações publicadas após 1999, que pode indicar necessidade de aumento dos níveis de atividade física, para promoção da perda de peso ou até mesmo a recuperação do peso perdido.






Para uma perda modesta 2-3 kg é necessário atividade maior que 150 minutos por semana de intensidade moderada a vigorosa, abaixo está ilustrado a distribuição desta recomendação por sessão de treino. 
Já para que o indivíduo possa realmente ter uma perda realmente considerável 5 a 7,5 kg existe a necessidade de uma maior demanda de tempo semanal que deve variar entre 225 a 420 minutos por semana de intensidade leve a moderada.
Observação:
Existe a necessidade de uma dose-resposta ou seja não basta apenas praticar este tempo total existe a necessidade de um controle alimentar, preferencialmente acompanhado por um nutricionista. 


Lembramos a todos os leitores que as mudanças devem sempre ser gradativas, procurando sempre um auxílio profissional para começar estas mudanças. Primeiramente o indivíduo que deseja mudar seu estilo de vida deve procurar um médico para fazer uma avaliação completa e em seguida um profissional de educação física e nutricionista que irão trabalhar em conjunto visando leva-lo a alcançar este objetivo.

E ai você aceita o desafio?!






Nenhum comentário:

Postar um comentário